Coordenador : Anna Virgínia Muniz Machado
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 381218.2199.29274.23022023
Departamento/Setor: TDT
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Os estudos em que se baseiam a ação de extensão envolvem comunidades assistidas com projetos de abastecimento de água e lideranças comunitárias. As experiências acumuladas pela ação em questão serão refletidas em reuniões e encontros envolvendo docentes, estudantes, organizações governamentais do âmbito federal, estadual e municipal, organizações não governamentais e, especialmente, grupos comunitários. Vale ressaltar que as atividades serão adaptadas para o modelo de realização conveniente a época, respeitando todos os protocolos sanitários propostos pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Local de atuação: As atividades do Projeto de Extensão serão realizadas, principalmente, no Laboratório de Gestão Ambiental (LabGEA), sediado no prédio da Escola de Engenharia, enquanto as outras atividades, como eventuais visitas de campo e palestras, serão desenvolvidas em ambientes de coexistência com stakeholders na temática da ação. As tarefas necessárias para o alcance das Metas e Objetivos da ação seguirão todos os protocolos de biossegurança propostos pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Objetivo
Objetivo Geral: Proporcionar a difusão de alternativas de gestão comunitária em pequenas comunidades e de tecnologias para a realização de ações de saneamento ambiental no cerne rural. Objetivos Específicos: 1)Verificar alternativas de gestão e de tecnologias viáveis para serem aplicadas em localidades rurais de pequeno porte. 2)Elaborar material para publicação na semana de extensão da UFF contendo alternativas e experiencias. 3)Favorecer o intercâmbio de experiências com instituições nacionais e internacionais que atuem nesta área, envolvendo estudantes e profissionais, seguindo todos os protocolos sanitários propostos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 4)Realizar interações com comunidades rurais que possuam sistemas de abastecimento de água com ligação domiciliar operando com gestão comunitária, de forma presencial ou remota, seguindo todos os protocolos sanitários propostos pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Resumo
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que até 2030 é necessário alcançar o acesso a água potável e segura de forma universal e equitativo para todos. Entretanto, a falta de acesso à água proveniente de fontes seguras é uma triste realidade na sociedade moderna. No Brasil, ainda hoje, o acesso ao recurso natural descrito é precário ou inexistente, principalmente em áreas rurais. Nesse contexto, levando em consideração o papel da Universidade de promover Impacto e Transformação Social com outros setores da sociedade, o projeto Inovação Sociotécnica no Abastecimento de Água em Pequenas Comunidades: Alternativas de Gestão com Participação da Comunidade tem o Objetivo de estudar e divulgar ações relevantes no âmbito da gestão comunitária envolvendo saneamento e abastecimento de água de pequenas comunidades rurais. Além disso, o conhecimento adquirido por meio de publicações científicas e da interação com a sociedade no contexto rural será difundido pela ação por diversos canais de comunicação, fortalecendo o conhecimento técnico deste formato de gestão da água. Dessa forma, o projeto também visa ampliar a visibilidade social dessas comunidades rurais com relação ao acesso à água. O movimento de organização coletiva das comunidades rurais em tecerem alianças como forma de assegurar o abastecimento de água na região e adjacências, gera inovações sociotécnicas relevantes e passíveis de estudos investigativos. Assim, será possível contribuir com o trabalho de diversos gestores comunitários espalhados pelo país, dos formuladores de políticas públicas e na melhoria da qualidade de vida da população.